Caminhada Calheta de Nesquim nos Açores

DURATION

4 Hours

LOCALIZATION

Açores, Pico

CAMINHA POR UMA ALDEIA TRADICIONAL DOS AÇORES, A HISTÓRIA DA ARMAÇÃO BALEEIRA E A VIDA NO CAMPO, NO MEIO DO ATLÂNTICO.

Durante este trilho circular por uma aldeia tradicional e arredores descobriremos como foi e é hoje a vida no campo numa ilha no meio do Atlântico.

São 20 minutos de carrinha a oeste das Lajes, a Calheta de Nesquim está situada na parte mais remota da ilha. Foi aqui que em 1876 foi constituída a primeira armação baleeira dos Açores. Felizmente, hoje em dia a baleação é proibida. Mesmo
assim, representa um importante património local e marcou esta população. É de destacar que a caça à baleia aconteceu sempre de forma manual com equipamentos e ferramentas simples e rudimentares.

Começaremos a nossa caminhada no pequeno porto de pesca ao pé das casas de botes, onde ainda hoje são guardadas algumas das antigas lanchas que foram recuperadas e, de vez em quando, são usadas em regatas à vela ou de remo. Passaremos também por outros testemunhos da época baleeira, como uma vigia que hoje é usada para a atividade de observação de cetáceos. Além disso, teremos a oportunidade de ver uma das panelas de ferro usadas para derreter a banha da baleia. O trilho guia-nos por ruas entre piscinas naturais, por caminhos antigos, por casas e quintais, pela floresta, por pastagens e entre adegas.

Chegando de novo ao nosso ponto de partida, no centro da Calheta de Nesquim, regressaremos para as Lajes do Pico.

Recomendações:

Roupa e calçado para caminhada, blusão impermeável, fato de banho, protetor solar, toalha, boné, mochila, água e snacks.

OBSERVAÇÕES

O trilho tem 8km e demora em média 3h.
Se viajar com crianças menos de 8 anos, por favor reserve um passeio privado

40€

FTA008

DURATION

4 Hours

DURATION

4 Hours

Minimum Participants

3

Maximum Participants

0

BOOKING REQUEST

If you are interested in booking, please fill in the following form.

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.